Instruções

Como utilizar o manual

Página nº 2 - Jogo com fichas numeradas / para imprimir e recortar.

Na página nº 2, você terá acesso ao jogo com o uso das fichas numeradas.

Recorte as fichas e distribua para os participantes, que nesse caso poderá ser no máximo de 10 jogadores. Click no player do jogo, o locutor iniciará as perguntas sorteando as fichas. Um responsável por administrar o jogo, ficará com uma folha contendo as respostas corretas, para ver se os participantes estão acertando ou errando.

Essa folha de respostas se encontra na plataforma digital no menu "jogos". O arquivo está no formato PDF.

Se o participante achar que o jogo está indo rápido demais, o administrador da partida poderá dar pausa no player e deixar o participante pensar melhor antes de responder. 

Sugestão de como jogar

Caso haja 5 jogadores, cada um ficará com 2 fichas.

Caso haja 2 jogadores, cada um ficará com 5 fichas.

Distribua as fichas da melhor maneira que você achar.

Para uma nova rodada, embaralhe as fichas e distribua novamente.

Fichas numeradas.JPG

Página nº 3 - Tabelas para trabalhar a memorização.

Na página 3, você encontrará 3 tabelas.

Tabela 1

Tabela 2

Tabela 3

Tabelas.JPG

A primeira tabela está completa com todos os estados, capitais e regiões.

Na segunda tabela você encontrará somente os estados.

Na terceira tabela você encontrará somente as capitais.

A ideia aqui é trabalhar a memorização dos estados, das capitais e das regiões do Brasil. Cante as músicas e tente preencher as lacunas em branco.

Use a tabela nº 1 para conferir se você acertou.

Atenção ! Imprima as tabelas e tire cópias, pois assim você poderá usá-las quantas vezes quiser. 

Página nº 4 - Dá página nº 04 até a nº 09, você terá acesso à proposta principal deste manual. São as 5 músicas que foram elaboradas com a intenção de fazer uma conexão fonética com todos os estados e capitais do Brasil. 

As músicas são: Região Nordeste, Região Sudeste, Região Sul, Região Centro Oeste e Região Norte. Todas as músicas estão disponíveis tanto na plataforma digital como no pendrive e também no CD.

Pensando na didática musical, as músicas estão cifradas para serem executadas tanto no violão como também em qualquer outro instrumento musical que faça acordes.

Exemplo: Teclado, piano, guitarra, ukulelê, entre outros.

Caso seja necessário, você poderá transpor as músicas para outra tonalidade, basta acessar a plataforma digital e clicar em "Cifras". Você será direcionado para o site "Cifra Club", onde além de mudar a tonalidade, você poderá escolher o instrumento para qual você irá cifrar a música. Outra novidade é que você poderá imprimir a letra com a nova cifra.

Página nº 10 - Aqui você encontra o mapa do Brasil com todos seus estados, capitais e regiões. O mapa está colorido, assim você poderá memorizar de maneira eficiente e identificar com facilidade todos os estados, capitais e regiões do Brasil.

Página nº 11 -  ISRC.  O que é ?

Para provar que determinada obra pertence a um artista, existe o que chamamos de "Direitos Autorais" no caso da música esse registro se dá através do "ISRC" ( o ISRC é o código padrão internacional de fonogramas ( músicas, gravações ) e vídeo fonogramas ( clips ). O ISRC foi desenvolvido para facilitar o intercâmbio de informações sobre gravações e simplificar a sua administração. O ISRC é atribuído a uma gravação pelo primeiro titular dos direitos sobre ela. Ele identifica essa gravação durante toda sua vida. Deve ser utilizado pelos produtores de fonogramas e de vídeos musicais, como também pelas organizações de direitos intelectuais, as rádio emissoras, bibliotecas, etc.) ISRC é um número que a música recebe no momento do seu registro.

Através desse número é possível identificar o autor ou autores daquela obra, garantindo assim o "direito autoral" sobre sua criação. Isso é muito importante quando se usa uma obra alheia, informar o nº de registro para que o autor seja beneficiado sobre sua criação. No caso da música, o órgão responsável por recolhimento dos direitos autorais é o ECAD. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição é um escritório privado brasileiro responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores, tendo sua sede localizada no Rio de Janeiro. Instituição privada criada pela Lei nº 5.988/73 e mantida pela Lei Federal nº 9.610/98.

Página 12 - Significado de SSP - Basta ir para a página nº 12 do manual e você obterá todas as informações necessárias sobre este assunto.

Página 13 - Significado de UF - Basta ir para a página nº 13 do manual e você obterá todas as informações necessárias sobre este assunto.

Página 14 - Informações sobre como se inscrever no ENEM - Órgão Expedidor. Para obter informações precisas de como se inscrever é aconselhável acessar o site oficial do ENEM. 

Página 15 - Siglas UF de cada estado brasileiro. Caso esteja preenchendo um documento que pergunte seu UF, marque seu estado de nascimento e moradia. Por exemplo: Belo Horizonte/MG a UF é ( MG ) - Acre/AC a UF é (AC) - São Paulo/SP a UF é ( SP ). Mais informações na página  do manual.

Página 16 -  Jogo das cartas das páginas 16ª à 22ª - As cartinhas deverão ser impressas no formato "frente e verso" o arquivo que se encontra na pasta do pendrive ou do CD, já está preparado para esse tipo de impressão. Basta procurar um profissional qualificado e passar essa informação.  Se você tiver uma impressora compatível e conhecimento sobre como se proceder com esse tipo de material, você mesmo(a) poderá imprimir sem maiores dificuldades. Observação: O arquivo se encontra no formato do programa "Corel Drow" e está disponível tanto no pendrive como no CD. caso não consiga imprimir as cartinhas frente e verso, imprima somente a frente e escreva as respostas atrás de cada carta e jogue normalmente. Geralmente as gráficas rápidas trabalham com esse tipo de impressão.

Como jogar ? 

1º) embaralhe as cartinhas

2º) O jogador da vez deverá tirar uma cartinha do monte com os olhos fechados

3º) Com a cartinha virada para cima, o jogador identificará o nome do estado que a carta se refere.

4º) Como resposta, deverá falar o nome da capital e sua UF

5º) Assim que responder, poderá virar a cartinha e conferir a resposta correta impressa ou escrita no verso.

Figura1.JPG

Página 23 - Curiosidade 

Fique por dentro e descubra qual estado brasileiro representa a estrela solitária que fica acima da faixa "Ordem e Progresso) escrita na bandeira brasileira. Confira a resposta correta na página 24 do manual.

Página 25 - Atividades - Você encontrará diversas atividades dá página 25ª à 32ª. Esses exercícios foram preparados para você colocar em prática tudo que você aprendeu.

Atenção !   Tire cópias das atividades, pois assim você poderá refazer as atividades quantas vezes achar necessário. Bons estudos ! 

Barra