notasq.png
folder laranja.JPG
No celular clique no botão ao lado para ter acesso aos cursos disponíveis no momento
Marcelo Rios 
Professor de "Alfabetização Musical"

Cantor, compositor, intérprete, violonista, baterista e professor de música, Marcelo Rios, mineiro de Pará de Minas, atualmente reside em Belo Horizonte/MG, iniciou sua formação aos 12 anos de idade, apresentando-se na escola e em festas familiares. Aperfeiçoou sua técnica vocal com a professora Kátia Regina de Melo Couto - Babaya Escola de Canto.  Estudou Técnica vocal (A) com a professora Elisete Dias Xavier na "Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG ).  Dedicou-se a cursos especializados, como os de História Comparada da Música, sob a orientação do professor Andersen Viana (Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado) e Percepção Musical e Apreciação (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG). Fez o curso de "Introdução a Metodologia Suzuki" com a professora Isabela Pavan na "UEMG". Fez o curso de "Produção Musical" também pela UEMG com o professor Guilherme Castro. Nos 22 anos ininterruptos de atuação, sua carreira foi consolidada e reconhecida, com shows de repertório próprio e  vasto acervo de músicas e canções nacionais, em Belo Horizonte , no interior de Minas e em outros estados das regiões sudeste e nordeste, além de contar com um seleto público de admiradores em Portugal,  França e Inglaterra. O músico desenvolve projetos especiais, destacando-se, entre eles, Violão Mineiro ( Estrada Real ) , tema instrumental de sua autoria, escrito para violão, que foi escolhido para o vídeo documentário "Garimpando Virtudes Preservando a Tradição", apresentado em várias salas de cinemas do Brasil.  Marcelo Rios valoriza os festivais de MPB e já participou e conquistou prêmios em muitos deles, destaque para festivais de: Belo Horizonte, Contagem, São Sebastião do Paraíso, Itaú de Minas e Monte Sião, em Minas Gerais; Queluz, em São Paulo e Maricá, Rio de Janeiro. Um dos vencedores do festival Circuito de Bar 2006, Marcelo recebeu o troféu em solenidade realizada no Palácio das Artes em Belo Horizonte, quando apresentou a música “Tenra Melodia”, de sua autoria.  Como convidado, Marcelo Rios tem participado de vários projetos musicais, incluindo-se o MPBH – A Música Abraça a Cidade, com shows em praças públicas da Grande Belo Horizonte, sob patrocínio da Prefeitura Municipal; Quarta Cultural, em iniciativa da CBTU para apresentações musicais na estação central do metrô de Belo Horizonte; além de outros eventos culturais públicos e privados. , Com a pedagoga Terezinha Friche   desenvolveram o “Canta Criança”,  um projeto educacional voltado para o público infantil.

 

 

Atualmente possui 3 CDs com canções autorais:

Chapada dos Guimarães – 1999

Tenra Melodia - 2009

Assim – 2012

 

Possui também alguns projetos musicais como:

Canta Criança - 2003.

Jogo MPB - 2013.

Por Quê ?- 2016.

Planetário - 2017. 

 

Aprenda Cantando -  Inicio | projetos-musicais (wixsite.com)

A Música na Melhor Idade - 2020 - Aprovado pela Lei Emergencial "Aldir Blanc"

Curso:

 "Quem disse que você não sabe ler partitura ? ( linhas melódicas utilizando a flauta doce como ponto de apoio.) Curso de musicalização totalmente elaborado pelo professor de música Marcelo Rios, que tem como objetivo ensinar aos alunos os primeiros passos na leitura melódica, usando a flauta doce como ponto de partida para uma viagem musical cheia de descobertas no mundo maravilhoso da música. Disponível para:  Infantil e Adulto.

A regravação de algumas canções dos CDs “Tenra Melodia” e “Assim” farão parte de um CD instrumental que Marcelo prepara com o produtor musical Israel Rogers, este será lançado até o final de 2022

 

Marcelo Rios é aluno da UEMG – “Universidade do Estado de Minas Gerais” onde faz o curso de graduação em “Licenciatura em Educação Musical”